Médicos
  • Dr.ª Filipa Almeida

Cardiologia

A cardiologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças do coração, não só as intrínsecas, ou seja, as resultantes de anomalias ou deformações próprias do miocárdio englobando-se neste grupo as doenças das artérias coronárias (Angina de peito ou Enfarte Agudo do Miocárdio), as doenças provenientes de lesões valvulares, ou malformações das cavidades cardíacas.

 

Também há as extrínsecas, que têm origem fora do coração, mas que atingem este órgão, tão nobre, como por exemplo a hipertensão Arterial, o aumento do colesterol, principalmente do chamado colesterol “mau”, ou LDL colesterol, a Diabetes tipo I ou II, a obesidade, as doenças renais, o stress, o tabagismo, o sedentarismo.

As doenças cardiovasculares, são a principal causa de morte nos países industrializados.

Há 30 ou 40 anos atrás, o Enfarte Agudo do Miocárdio era um evento muito mais fatal. Hoje, graças a evolução da cardiologia de intervenção e sobretudo nos últimos 30 anos, com a introdução dos cateterismos, para dilatação ou desobstrução da artéria que originou o enfarte, que designamos por Angioplastia e com a introdução de uma pequena malha metálica, que chamamos de Stent, para dilatar a artéria que entupiu, podem salvar-se muitas vidas.

 

Mas como não há bela sem senão, estes doentes têm uma taxa de sobrevivência, nas horas que se seguem ao enfarte, muito maior. Mas têm de ser muito bem acompanhados e medicados pelos seus cardiologistas assistentes, para se tentar evitar que o doente entre na chamada Insuficiência Cardíaca, que obriga a grandes períodos de internamento, porque o seu miocárdio, que é um musculo, entra em falência e deixa de bombear suficientemente o sangue, ocasionando principalmente falta de ar e inchaço (edema dos membros inferiores). Dispomos hoje de medicamentos, para este tratamento, que melhoram consideravelmente a qualidade de vida destes doentes e a progressão da sua doença.

 

O doente deve fazer essencialmente a prevenção das Doenças Cardiovasculares, nomeadamente uma alimentação equilibrada e saudável, controlando o seu peso, como por exemplo comer muito peixe gordo (sardinha, carapau, calmão, cavala, atum, arenque), carnes brancas (coelho, pato, frango, peru), baixo teor de sal (os portugueses consomem em media 16 g de sal por dia, quando o recomendado são 6), beber o seu copinho de vinho à refeição (não precisa de ser tinto), fazer exercício físico (não é necessário correr até as t-shirts se colarem ao corpo… é suficiente uma marcha em passo acelerado (sem olhar para as montras) durante 30 ou 40 minutos, cinco vezes por semana. Mas atenção: como um cozidinho à portuguesa de vez em quando.

 

O meio auxiliar de diagnóstico mais importante é o mais simples: o Eletrocardiograma. Se neste exame surgirem alterações importantes é que avançamos para os mais complexos como a Prova de Esforço, O Ecocardiograma, O holter (em que o doente anda 24 horas monitorizado, para despiste de arritmias graves, o Cateterismo, o Angio Tac das Coronárias, a Cardiologia Nuclear e a Ressonância Magnética Cardíaca.

 

Marque a sua consulta de avaliação, não facilite, um diagnóstico atempado pode salvar a sua vida.








Consultas de Cardiologia

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Telefone/Telemóvel (obrigatório)

Data preferencial

Hora preferencial

Autorizo a utilização dos dados fornecidos nos termos aqui definidos e para os fins expostos e que estou legal e legitimamente autorizado para os ceder por conta e em nome do titular dos mesmos.

Autorizo que a Guimaclinic - Clínica Médica Lda utilize que os meus dados sejam utilizados para efeitos promocionais e de marketing através de qualquer canal de comunicação.

desativar/unsubscribe

Conte com a Guimadent para cuidar da sua saúde

Preencha o formulário, receberá brevemente a confirmação da sua consulta via telefone.

Guimadent - Clínica Médica Lda

Morada: Rua Teixeira Pascoais, nº 211 Sala 9, 4800-073 Guimarães
Telefone/Telemóvel: +351 253 035 510 ou 935 625 131

Email: guimadent@guimadent.pt | guimaclinic@guimadent.pt